FMI eleva previsão de alta do PIB do Brasil para 0,7% em 2017

FMI eleva previsão de alta do PIB do Brasil para 0,7% em 2017

Chamber Articles Category: Economic News Post Date: 10/10/17 Source: Valor Econômico By: Juliano Basile
Article Content

O Fundo Monetário Internacional (FMI) elevou a previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro para 0,7% neste ano. O percentual é o mesmo que foi indicado pelo Banco Central (BC) no começo de outubro e corresponde a um aumento de 0,5 ponto percentual com relação à projeção feita em abril passado pelo próprio FMI.

Para 2018, a expectativa do fundo foi reduzida em 0,2 ponto, desde abril, e ficou em 1,5%. Essa estimativa difere bastante da realizada pelo BC, que é de crescimento de 2,4%.

As projeções do FMI estão no relatório "Panorama da Economia Mundial" (WEO, na sigla em inglês), divulgado nessa terça-feira. Elas revelam uma visão melhor do fundo com relação ao crescimento da economia brasileira neste ano, já que na edição de abril do relatório a estimativa para o PIB brasileiro era de 0,2% e, em julho, de 0,3%.

Com relação a 2018, as projeções recentes indicam muita incerteza do FMI sobre o desempenho da economia brasileira. O FMI saiu de uma perspectiva de crescimento de 1,7%, em abril, quando contava fortemente com a aprovação da reforma da Previdência, para 1,3%, em julho, quando essa hipótese se tornou mais remota. Agora, a estimativa foi ajustada para 1,5%.

No relatório, o FMI advertiu que os investimentos ainda fracos e o aumento da incerteza política pesaram na previsão para 2018. De acordo com a instituição, o Brasil precisa obter uma "restauração gradual de confiança" para chegar a um crescimento de 2% do PIB no médio prazo. Para que isso aconteça, o fundo entende como importante a aprovação de reformas que garantam "a sustentabilidade fiscal ao longo do tempo".

Read Full Article