Há expectativa de queda adicional da Selic, aponta Ilan

Há expectativa de queda adicional da Selic, aponta Ilan

Chamber Articles Category: Economic News Post Date: 08/11/17 Source: Valor Econômico By: Silvia Rosa e José de Castro
Article Content

Há expectativa de quedas "adicionais" da taxa Selic, disse nesta sexta-feira o presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, segundo o qual o processo de convergência da inflação para a meta de 4,5% no horizonte relevante para a condução da política monetária é "compatível" com o processo de flexibilização monetária - que inclui 2018.

Para o presidente do BC, esse processo tem levado as taxas reais de juros a valores "próximos" de mínimas históricas. Ilan disse que, "nos últimos anos", o juro real tem estado, em média, em 5% ao ano e que agora se encontra "próximo" de 3,5%, patamar que tende a estimular a economia.

Ilan reforçou a importância de continuidade dos esforços para reduzir a taxa estrutural de juros da economia. "Nesse sentido, a aprovação e a implementação das reformas, notadamente as de natureza fiscal e creditícia, e de ajustes na economia brasileira que garantam o equilíbrio das contas públicas, são fundamentais para a sustentabilidade da desinflação e para a garantia de um ambiente estável que estimule o crescimento econômico."

Em evento em São Paulo, o presidente do BC vê como "limitado" o impacto da queda de confiança sobre a atividade econômica doméstica e atribui isso, em parte, às condições de liquidez e de capitalização do Sistema Financeiro Nacional (SFN).



Read Full Article