Produção industrial surpreende com alta de julho, diz IBGE

Produção industrial surpreende com alta de julho, diz IBGE

Chamber Articles Category: Economic News Post Date: 09/05/17 Source: Valor Econômico By: Bruno Villas Bôas
Article Content

A indústria brasileira iniciou o segundo semestre com uma alta maior do que a prevista pelo mercado. A produção do setor cresceu 0,8% na passagem de junho para julho, pela série com ajustes sazonais, informou há pouco o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado ocorre após a alta de 0,2% do indicador em junho, frente ao mês anterior -- dado foi revisado de estabilidade. A produção industrial já havia crescido 1,2% em abril e 1,2% em maio. São, agora, quatro meses de alta.

Nessa base de comparação, pela série dessazonalizada, foi o melhor resultado para o mês de julho desde 2014 (+1,3%).

O desempenho superou a estimativa média e o teto de previsões de 27 instituições financeiras e consultorias ouvidas pelo Valor Data, que previam alta de 0,4% de junho para julho. O intervalo das estimativas ia de alta de 0,1% a alta de 0,7%.

Quando comparada a junho do ano passado, a produção cresceu 2,5%. É o melhor mês de julho desde 2013 (3,4%). A expectativa média das instituições e consultorias ouvidas pelo Valor Data era de alta de 1,5% nessa comparação.

Agora, a produção industrial cresce 0,8% no acumulado deste ano. Nos 12 meses encerrados em julho, a baixa acumulada é de 1,1% -- desempenho melhor do que o visto em junho, quando tinha queda anual de 1,9%.


Read Full Article