Dados dos EUA levam cautela às bolsas da Ásia

dados dos eua levam cautela às bolsas da Ásia

Recent News Source: Agencia Estado Post Date: 03/07/2013

Browse all News & Articles



News Article

03/07/2013 As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em baixa nesta quinta-feira, com os investidores mostrando cautela antes da divulgação de indicadores relevantes nas duas maiores economias mundiais. Na sexta-feira (08), os Estados Unidos publicam o relatório mensal sobre o mercado de trabalho. Um dado preliminar do setor privado norte-americano, que saiu na quarta-feira (06), mostrou que a criação de empregos em fevereiro foi mais forte do que se esperava. Além disso, a China anuncia nesta sexta-feira (08) o saldo comercial de fevereiro, que será seguido por dados de inflação e industriais no fim de semana.

Na China, o índice Xangai Composto encerrou o pregão com queda de 1%, aos 2.324,29 pontos, enquanto o índice Shenzhen Composto recuou 1,1%, para 968,34 pontos. A baixa veio em meio a rumores que de o órgão regulador do mercado de capitais chinês está próximo de permitir a retomada de ofertas públicas iniciais (IPOs, na sigla em inglês) de ações no país. Bancos de alta liquidez como China Minsheng e Ping An lideraram o declínio nesta quinta-feira, pressionados por realização de lucros.

O índice Hang Seng, de Hong Kong, terminou o dia com uma ligeira perda de 0,03%, aos 22.771,44 pontos. Na Bolsa de Taipé, o índice Taiwan Weighted fechou praticamente estável, aos 7.960,51 pontos, com um pequeno ganho de 0,1%, em função de uma recuperação técnica da HTC, que tem grande peso no mercado taiwanês.

Em Seul, capital da Coreia do Sul, o índice Kospi caiu 0,8%, para 2.004,40 pontos, pressionado por seu integrante mais negociado, a Samsung Electronics, cujos papéis recuaram 2,6%.

A Bolsa de Sydney, na Austrália, terminou com queda de 0,2%, aos 5.109,20 pontos, após atingir no pregão anterior seu maior nível desde setembro de 2008. Pesou no mercado australiano o saldo da balança comercial do país em janeiro, que registrou um déficit maior do que o esperado.

O índice PSEi, da Bolsa de Manila, teve uma queda significativa de 1,6%, para 6.725,13 pontos, com os investidores embolsando lucros acumulados com a alta da véspera. As informações são da Dow Jones.