Inter tem novo CEO no Brasil; João Vitor Menin segue CEO global
![](https://brazilcham.com/wp-content/uploads/2024/04/interco-400x300.png)
Numa reestruturação que reforça suas ambições internacionais, o Inter &Co está criando o cargo de CEO para o Brasil, enquanto o atual diretor-presidente, João Vitor Menin, seguirá com a cadeira de CEO global, baseado em Miami.
No banco desde 2013, o atual vice-presidente de retail banking Alexandre Ricciovai assumir a operação brasileira – cargo que, na prática, já vinha exercendo há algum tempo, diz Menin.
“Riccio e eu trabalhamos juntos desde o começo e nos conhecemos desde a época de faculdade de engenharia civil na UFMG”, conta o fundador.
O executivo começou no Inter como superintendente, quando o plano de criar um banco digital a partir do Intermedium ainda era praticamente uma ideia no papel.
Com passagens pela operação da Gerdau nos Estados Unidos e pelo Boston Consulting Group, desde seu início no banco, o executivo atuou mais na parte de estruturação, nas áreas de tecnologia, operações, tesouraria e compliance.
Desde 2022, está como vice-presidente de banking onde também assumiu um papel mais comercial, tocando mais a parte de vendas.
Com a nova atribuição, Menin – que já tem passado três semanas do mês no escritório de Miami – quer reforçar sua atenção para a conta global. Hoje, dos 32 milhões de clientes do Inter, cerca de 10% já são clientes do produto.
Boa parte deles são de brasileiros que moram fora do país e usam a plataforma para fazer suas operações em dólar.
“Nós chamamos de conta global, mas na verdade é muito mais que isso, é um superapp. Ela tem praticamente tudo que o superapp do Inter tem, com exceção de seguros e estamos trabalhando nisso”, afirma.
Hoje, o banco oferece conta digital, shopping online com uma plataforma de cashback, além de plataforma de investimentos e câmbio.
Por Natalia Viri via Exame