Back

Visa lança nova empresa no Brasil para entrar no PIX

A Visa acaba de anunciar que está criando uma nova empresa no Brasil para capturar uma fatia do PIX, que já responde por 35% de todas as transações no ecommerce.

O movimento faz parte de uma estratégia global da Visa de se transformar numa empresa de tecnologia de movimentação financeira, indo além dos cartões de crédito e débito.

Batizada de Visa Conecta, a nova empresa será uma instituição de pagamentos e, inicialmente, vai operar apenas como um ‘iniciador de pagamentos’ do PIX. Em novembro passado, a Visa já pediu a licença de ITP junto ao Banco Central, e a expectativa é que ela saia até novembro deste ano.

A decisão de entrar nesse mercado teve a ver com o lançamento pelo Banco Central, em 28 de fevereiro, da jornada de pagamento do PIX sem redirecionamento — o que vai permitir pagar com o PIX nos ecommerces com apenas um clique.

Hoje, para um cliente fazer uma compra no PIX numa loja virtual ele precisa copiar o código ou escanear um QR Code, tendo que entrar no aplicativo do banco para efetuar a transação.

Na jornada sem redirecionamento, ele vai conseguir fazer a compra com apenas um clique, sem sair do ecommerce — contanto que já tenha vinculado sua conta bancária àquela loja. Essa vinculação é operacionalizada pelas ‘iniciadoras de pagamentos’, que passam a receber um fee sobre cada transação por esse serviço.

Para os ecommerces, o principal benefício do PIX sem redirecionamento é a redução da fricção e o potencial aumento da conversão.

Leia a reportagem completa.

Por Pedro Arbex via Brazil Journal

Share This

Chamber Updates Stay connected with Chamber activities