BrazilCham logo
About UsEventsPerson of the YearBrazil-US BusinessBecome a MemberContact Us

About Us

We Are
the BrazilCham

We strengthen, elevate, and accelerate business connections between Brazil and the United States.

Welcome

Need help?

November 4, 2025

Fictor Cresce com Aquisições em Setores Estratégicos da Economia

Ao completar 18 anos, grupo de participações confirma maioridade ao abrir capital da Fictor Alimentos (FICT3); companhia reúne, ainda, empresas de energia e finanças no portfólio

Foi a venda de uma das principais empresas do portfólio, em 2017, que inaugurou uma nova fase para a Fictor. Com liquidez e recursos em caixa, a holding de participação e investimentos passou a realizar aquisições com foco em três setores estratégicos da economia: energia, finanças e alimentos.


Com mais de 30 empreendimentos no portfólio, 3 mil colaboradores e ativos totais que ultrapassam US$ 1 bilhão, a Fictor tem como fio condutor da sua atuação impulsionar negócios sustentáveis, e reúne no portfólio companhias como a Dr. Foods – com as marcas AuFoods, de alimentos para animais de estimação e Dr.Healthy, especializada em comidas prontas – a FictorPay, dedicada a meios de pagamentos, e a Fictor Asset.


“Buscamos investir em empresas que contribuam de forma contundente para o desenvolvimento da economia, e assim geramos valor para setores essenciais no Brasil”, diz Rafael Góis, sócio e CEO da Fictor.


Estreia na Bolsa

Em dezembro do ano passado, a Fictor Alimentos S.A, focada na produção de proteína animal, entrou na B3, por meio de um “IPO Reverso” – quando uma companhia fechada adquire uma listada -, com a aquisição de um negócio que atuava com treinamento de traders.


“Optamos por esse caminho por uma questão de agilidade. Ao comprar uma companhia que já passou por todo o processo burocrático de abertura de capital, adiantamos em ao menos seis meses nosso ingresso na B3”, diz Góis.


Agro no centro do negócio

Ao responder por quase um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, o agronegócio se traduz em um motor da economia, tendo o segmento de proteína animal como o mais relevante. Não por acaso, as duas maiores empresas do agro são JBS e Marfrig, que atuam especialmente na criação e no abate de animais e aves.


“Estamos entrando no segmento para complementar a cadeia, e não para competir de forma direta com as gigantes”, diz Góis. As aquisições de frigoríficos médios, por parte da Fictor, estão concentradas em Minas Gerais e na região Sul do país.


Energia e finanças

O setor financeiro é outra frente em plena expansão na Fictor, que mantém no portfólio quatro empresas especializadas em operações financeiras, mercado de crédito, meios de pagamento e gestão de recursos.


Um dos motores de expansão dessa frente é o aumento da presença no exterior. Em abril, a holding inaugurou a Fictor US, novo escritório na Flórida (Estados Unidos), que vai atuar na oferta de crédito vinculado à folha de pagamento do setor privado norte-americano. O projeto reúne US$ 10 milhões em capital inicial.


Já no setor de infraestrutura, a Fictor atua especialmente na geração de energia limpa, como foco em usinas fotovoltaicas, hídricas e termelétricas de pequeno e médio porte. “Hoje, reunimos 8 plantas em Goiás, 2 na Amazônia e 1 em São Paulo. Temos mais 17 unidades em construção”, afirma o executivo.

Brought by

Tags

US Expansion

Global Investments

Brazil Economy

Agribusiness

Chamber Member

Member News

Brazil-US Cham

Share this

Designed with

We use cookies