Back

O futuro do compliance na indústria farmacêutica

Como estratégia, tecnologia e ética estão convergindo para atender às necessidades do futuro

Seis forças externas estão transformando o compliance na indústria farmacêutica: legal, financeira, inovação médica e tecnológica, cultural, educacional e demográfica. A pressão regulatória crescente, que pode variar de acordo com o país, acelera o ritmo dessa mudança.

Este relatório fornece uma abordagem para definir a agenda sobre os temas, as prioridades e os desafios enfrentados pelas lideranças de compliance do setor farmacêutico, além de apontar tendências emergentes, riscos e implicações para os negócios.

O estudo se baseia em entrevistas aprofundadas com mais de 20 especialistas – lideranças de compliance de empresas farmacêuticas e de biotecnologia, multinacionais e de médio porte, assim como lideranças da prática de governança e compliance regulatório da PwC.

Desafios e abordagens

O modelo de compliance do futuro será fundamentado em suas bases jurídicas para focar em ética e responsabilidade. Isso se dará pelo aumento das responsabilidades éticas dos negócios, incluindo aspectos sobre dados sensíveis e bioética. Esse modelo também antecipa o crescente envolvimento do compliance para ajudar a solucionar a questão de quem tem acesso a quais medicamentos e a que preços.

Recomendações para conduzir o programa de transformação do compliance 

Para superar os desafios atuais e emergentes, aproveitar ao máximo as oportunidades e liderar uma jornada de transformação, recomendamos quatro ações-chave:

  1. Conduza a transformação de uma função de controle e conformidade para uma função de consultoria estratégica focada no cliente.
  2. Aproveite todas as capacidades digitais para impulsionar a resiliência futura (regulatória).
  3. Desenvolva e potencialize o talento da equipe de compliance, promovendo uma mentalidade ágil e proativa.
  4. Inspire o ecossistema e molde o futuro para o meio ambiente e a sociedade.

Baixe o relatório completo e veja o estudo na íntegra.

Via PwC

Contatos
Bruno Porto
Sócio e líder do setor de Saúde, PwC Brasil
LinkedIn

Francisco Macedo
Sócio, PwC Brasil
LinkedIn

 

Chamber Updates Stay connected with Chamber activities