Back

PwC Debate | Reforma Tributária aprovada: é hora de avaliar impactos e extrair valor

A aprovação da Reforma Tributária representa um marco histórico para o país, dando início à tão esperada modernização do nosso complexo e anticompetitivo sistema tributário. O novo sistema ainda será detalhado, mas é o momento de avaliar os impactos no seu negócio – em processos e modelagem – e extrair valor. Importante para os negócios e para nossa economia.

A reforma aprovada representa uma grande evolução para o nosso sistema tributário

  • Após o longo período de transição, a reforma trará enorme grau de simplificação e racionalização da tributação do consumo – é estruturante para o país e positiva para o ambiente de negócios.

Impacto para os negócios

  • Na dimensão macroeconômica, há um consenso, já documentado em vários estudos e análises de entidades qualificadas e renomadas, de que mesmo o modelo do IVA Dual – com todas as exceções que o afastam do modelo ideal de IVA, bem como com as novas incidências cumulativas – trará um impacto positivo de incremento do PIB do Brasil, com ganhos de produtividade e geração de emprego.

Qual deve ser o foco neste momento

  • O impacto do novo sistema tributário sobre cada negócio será variado por segmento empresarial, e por localização de cada elo na cadeia produtiva de cada empresa, requerendo análise de alternativas de reposicionamento estratégico e redesenho operacional que levem em consideração diversos elementos: perda gradual dos incentivos fiscais contra ganhos de eficiência logística e operacional decorrentes de relocalização de operações; perspectivas de alteração de preços de venda ou de custos de suprimentos; redução de investimento (capital de giro) em estoques multilocalizados; redução de custos e fluxos de transportes de cargas; e ganhos de sinergia decorrentes de integração de operações e redução de pessoas jurídicas do mesmo grupo econômico.

Conclusão

  • A Reforma aprovada representa o resultado possível para reforma da tributação do consumo no país, nas atuais circunstâncias políticas, com os variados interesses dos entes federativos e dos diversos setores econômicos. É um exercício que requer envolvimento dos mais altos níveis de decisão das empresas, com participação das mais diversas áreas operacionais e que deve ser compreendido e avaliado pelo C-Level e Conselho de Administração.

Via PwC Brasil.

Acesse o estudo completo na íntegra

Contatos
Marco Castro
Sócio-Presidente, PwC Brasil
LinkedIn

Hercules Maimone
Sócio e líder de Consultoria, PwC Brasil
LinkedIn

Durval Portela
Sócio e líder de Consultoria Tributária, PwC Brasil,
LinkedIn

Fabio Cajazeira
Sócio e líder de Auditoria, Governança, Riscos e Compliance, PwC Brasil
LinkedIn

Chamber Updates Stay connected with Chamber activities