Fundação Dom Cabral lança Índice de Confiança das Médias Empresas – ICME

O indicador analisa variáveis como o custo do negócio e a dinâmica setorial e se torna uma importante ferramenta para orientar a adoção de estratégias que influenciam a performance do negócio e, consequentemente, a geração de empregos e renda.

Apesar das incertezas e dos desafios econômicos, políticos e sociais, os empresários das empresas de médio porte do país mantêm um bom nível de confiança em relação ao futuro de seus negócios. O otimismo foi aferido pela Fundação Dom Cabral (FDC) em levantamento realizado entre junho e julho deste ano, que contou com a participação de 1.133 empresários de médias empresas e foi divulgado no final de setembro.

Para traçar esse panorama, a FDC criou o Índice de Confiança das Médias Empresas (ICME), que considera a média da avaliação da condição atual (ICA) e, também, a expectativa futura (IEF) do ambiente de negócio. Nesta primeira apuração, o índice atingiu uma média de 46 pontos, dentro de uma escala de 0 a 100, com o ICA em 42 pontos e o IEF em 50.

Entre os fatores que reduziram a confiança do empresariado, tanto em relação às condições atuais (ICA) quanto às expectativas futuras (IEF) estão a instabilidade econômica do país, a turbulência no ambiente político e social e os custos do negócio. Ainda assim, os empresários avaliam bem o cenário atual e estão otimistas com relação às condições da empresa, aos volumes de venda (demanda), ao ambiente competitivo e aos impactos que as transformações tecnológicas devem provocar nos próximos meses.

Via CNN Brasil

Ler artigo na íntegra

Share This

Chamber Updates Stay connected with Chamber activities