Back

Piauí sedia G20 como exemplo de combate à fome nos últimos 20 anos

Estudo revelou que programas sociais transformaram a realidade do estado nos últimos 20 anos e podem ser replicados em outros países. Encontro do G20 Social apresenta também as contribuições dos ministérios para o debate

Ao longo desta semana, o Piauí é palco das discussões internacionais do G20 para o combate à fome e à pobreza no mundo. O estado brasileiro viveu um período de profunda transformação social nas últimas duas décadas, impulsionado por programas como o Bolsa Família. É o que mostra o estudo “Mapeamento dos índices de desenvolvimento social”, desenvolvido pelo pesquisador Antônio Claret e apresentado, nesta segunda-feira (20), na reunião do G20 social em Teresina (PI).

Segundo Antônio Claret, uma combinação de fatores e de políticas tiveram um papel relevante, além da atuação da sociedade e do setor empresarial, no desenvolvimento de uma nova realidade para as pessoas que vivem na região. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado, que mede o bem-estar da população, passou de 0,48 em 2000 para 0,71 em 2020, um crescimento de 48%. Esse avanço coloca o Piauí na faixa de desenvolvimento humano “alto”, segundo a classificação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Diante do sucesso da experiência no estado, o pesquisador acredita que a apresentação do estudo pode contribuir com o debate no G20. “A perspectiva é mostrar aos outros países os avanços que nós tivemos no Piauí para que as políticas públicas de sucesso, que foram adotadas no Brasil e no estado, possam servir de referência para outros países no mundo, em patamares semelhantes de desenvolvimento humano.” explica Claret.

A reunião do G20 Social antecede a 3ª reunião técnica da Força-Tarefa para construção da Aliança Global.

Leia a reportagem na íntegra

Via G20.org

Share This

Chamber Updates Stay connected with Chamber activities